9 de novembro de 2015

Estou in love por Tipografia / Letterings / Caligrafia

Tipografia? Lettering? Caligrafia? O que é isso? 
Vocês devem estar se perguntando, existe diferencia, não é mesmo!? 
Sim, existe. E vou explicar qual é, e depois vou explicar o porque isso está se tornando uma paixão para mim.



O que é Tipografia?

Tipografia é o estudo de como as letras (tipos) interagem entre si em uma superfície, relacionado diretamente em como o tipo será definido.
“Tipografia é escrever com caracteres pré-fabricados.” Diz Gerrit Noordzij, professor de letras.

É muito comum as pessoas se referirem a lettering como tipografia, mas você deve sempre evitar isso quando se fala com um cliente. Tipografia pode ser usada em um logo, mas isso pode ser lettering personalizado. O seu cliente pode não saber a diferença, mas é importante falar com eles usando os termos certos, e faz com que as coisas fiquem mais fáceis de entender, tanto para você quanto para seu cliente.

Do modo simples, tipografia é o combinação e disposição do tipo. A tipografia deve se integrar com o conceito do projeto. A escolha de fontes, cores e técnicas devem ajudar a definir o caráter e estilo da composição. Tudo em pró de ajudar o leitor a ter uma visão mais ampla do conceito do projeto.




O que é Lettering?

O lettering pode ser definido facilmente como “a arte de desenhar letras“, e possui um conceito simples: uma combinação específica de letras trabalhadas, para uma única utilização e finalidade.

O lettering é, na maioria da vezes, desenhado à mão, com lápis, canetas, entre outros. Mas há também quem trabalhe isso diretamente no computador.

Lettering claramente tem semelhanças com tipografia, mas mesmo que esteja lidando com letras, o contexto não usa tipos.



E a Caligrafia?

A caligrafia é aquele caderninho chato do pré-escolar a arte de escrever letras, muito mais adequada para longas leituras do que o lettering. Escribas dominavam a arte da escrita e seus livros podem ser consideradas obras de arte! Hoje em dia o uso de tipos para escrita têm dominado um espaço muito grande e a caligrafia vem sido deixada de lado, afinal, tem sido cada vez mais raro as vezes que precisamos escrever algum texto longo a mão.



Agora vamos lá para grande motivo de postar sobre esse assuntos. Então eu ja vi em alguns redes socias sempre tinha aquele frases de inspiração, no instagram, achava bonito e tals..mas de repente nessa semana eu vi uma imagem com uma letras lindas, eu falei pra mim mesma, "nossa que coisa linda", resolvi pesquisar mais para saber como é feita essa letras. Cada hora eu fui pesquisando, fui encontrando cada lettering mais linda que outra, ai eu fui me apaixonando cada vez mais e é por isso que resolvi postar sobre letterings, tipografias e caligrafias. 

Então em baixo eu vou deixar umas imagens de letterings lindas pra vocês:


Em homenagem aos designers!




(Tudo que você quer está do outro lado do medo - Jack Confield)




(Algumas coisas são boas e outras são importantes)

(Quando algumas pessoas veem letras elas ouvem palavras, mas o que eu ouço é musica)

(A prática torna perfeito)




Espero que tenham gostado do post de inspiração!



Nenhum comentário:

Postar um comentário